Blog, Entrevistas

Você é o responsável pelo seu talento

Escrito por no dia 12/02/2014
O fundador presidente da De Bernt Entschev Human Capital, Bernt Entschev.

O fundador presidente da De Bernt Entschev Human Capital, Bernt Entschev.

Todos buscam o reconhecimento e sucesso profissional, porém muitos esquecem que é necessário desenvolver certas habilidades e possuir um talento próprio para conseguir destaque no mundo corporativo. Nosso Diretor, Adriano Tadeu Barbosa, conversou com o fundador presidente da De Bernt Entschev Human Capital, Sr. Bernt Entschev, sobre o que é preciso para descobrir o seu talento profissional.

Qual a diferença entre um profissional considerado gênio e outro talentoso?
Uma pessoa gênio já nasce assim e, ao longo da vida, vai desenvolvendo a genialidade. Sempre são absolutamente competentes naquilo que fazem e as pessoas ao seu redor reconhecem essa qualidade. Já o profissional talentoso se desenvolve ao longo da vida, por isso qualquer pessoa pode ser talentosa em qualquer área. Basta apenas ter dedicação e foco nas ações.

O ser e o parecer ser também são diferentes?
Na verdade um complementa o outro, pois se você não expressa realmente quem você é, as pessoas não irão identificar nenhuma qualidade. Portanto, o talentoso deve procurar ser muito bom naquilo que faz para ser reconhecido.

Qual a dica que o senhor tem para aqueles que querem ser talentosos?
Ajude os outros a melhorar. Quando você se preocupa em ajudar as pessoas a melhorar cada vez mais, em diferentes momentos e objetivos da vida, você desenvolve seu talento.

Depois de descobrir seu talento, como mantê-lo?
Após descobrir o próprio talento, o profissional precisa de desafios. Ele precisa se manter focado em concluir projetos constantemente e sempre engatar um novo projeto quando outro é concluído. O profissional precisa, além do reconhecimento financeiro, de incentivo para manter-se ativo.

Em uma entrevista de emprego, como mostrar seu talento?
Primeiramente o indivíduo tem que mostrar habilidade de comunicação, falar bem, empregar as palavras certas. É importante também preparar uma ordem de apresentação, com base na imagem que deseja passar, esgotando as possibilidades do entrevistador. É sempre bom se antecipar aos possíveis questionamentos da entrevista. Além disso, é fundamental conhecer a cultura da empresa para adaptar a linguagem e preparar algumas perguntas sobre o mercado da empresa, os concorrentes e as atribuições principais do cargo pretendido.


SOBRE O COLUNISTA

Avatar

Bacharel em Comunicação Social e MBA em Gestão da Comunicação Empresarial. Jornalista com mais de 10 anos de experiência, tendo passado por grandes veículos de circulação nacional. Hoje é o jornalista responsável pela Revista Digital Ponto Pessoal e assessoria de imprensa e comunicação institucional da agência Ponto Pessoal . Perfil LinkedIn http://www.linkedin.com/in/heversonbayer | jornalismo@pontopessoal.com.br

Criado com Area de Membros WP