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Venda-se em 2014

Escrito por no dia 17/01/2014
Adriano T. Barbosa - Fundador da Ponto Pessoal.

Adriano T. Barbosa – Fundador da Ponto Pessoal.

O ano já está em ritmo total e você já iniciou o processo para realizar as metas estabelecidas na virada do ano? Um novo emprego, uma nova fase profissional ou simplesmente colocar foco nas ações que realiza diariamente. O Marketing Pessoal é um grande aliado para você se vender em 2014. A primeira entrevista do ano é com o fundador da Ponto Pessoal, Adriano T. Barbosa, e  iremos conversar sobre os três pontos fundamentais para ter sucesso na venda pessoal: Objetivos, relacionamentos e resiliência.

Conheça seus objetivos. Depois dos objetivos definidos, quais atitudes são necessárias?
Os objetivos exigem uma constante autoavaliação. É interessante que você avalie todos os resultados que atingiu até este momento, do lado pessoal e profissional, para que veja o que conseguiu realizar. Depois deste primeiro exercício, desenvolva o hábito de refazer a cada fim de mês, porque, caso ainda tenha assuntos que não foram trabalhados para que você realize seus objetivos, você pode reavaliar suas estratégias e conseguir alcançá-los.
Pergunte também aos colegas, família, amigos e líderes no trabalho como se saiu durante o período avaliado, o que foi positivo e o que poderia ter sido melhorado. Os feedbacks irão dar mais conteúdos para o seu desenvolvimento. São através do que achamos de nós mesmos, do que realizamos e do que as pessoas acham disso, que conseguimos nos autoavaliar em busca de crescimento e amadurecimento pessoal e profissional.

O relacionamento com o próximo é importante?
Ninguém alcança seus objetivos sozinho, é preciso se envolver com outras pessoas. Talvez aqui esteja o grande segredo da venda pessoal: relacionamentos. É muito importante que se cerque de pessoas com objetivos parecidos ou complementares aos seus, a fim de alcançarem juntos os resultados. Hoje é fácil identificarmos as pessoas, basta fazermos partes de grupos em redes sociais, eventos que tragam esses assuntos, palestras e cursos. Com o mundo online e digital, de qualquer lugar do mundo você pode ter contato com pessoas com os mesmos interesses que os seus, e assim, desenvolver projetos em parceria.
Mas para que os relacionamentos profissionais deem certo, não bastam somente afinidade e objetivos em comum, é preciso realizar. Os relacionamentos profissionais devem ser benéficos para todos os envolvidos, pois ao contrário, não funcionam.

Como melhorar os relacionamentos profissionais?
Desenvolva técnicas de networking em seu planejamento de marketing pessoal. Esteja disponível nas redes sociais que faz parte, em eventos sociais e profissionais, entre em contato constantemente com as pessoas, pergunte de que forma pode ser útil, desenvolva trabalhos voluntários e, principalmente, respeite o próximo.
Busque eventos que sejam coerentes aos seus objetivos. Prepare seu cartão de visitas, participe, converse com as pessoas, pergunte para elas o porquê aquele evento é importante, e se possível, anote. Quando chegar em casa ou escritório, com os cartões de visitas recebidos em troca dos seus, envie e-mails agradecendo a oportunidade de conhecer aquelas pessoas e esteja preparado para enviar mais informações referentes à importância que aquelas pessoas disseram para você no momento da conversa no evento.

Alcance suas metas em 2014

Alcance suas metas em 2014.

Qual a importância de ser resiliente?
Não importa o quanto se prepare para evitar frustrações, alguma coisa dará errada no meio do caminho para alcançar seu objetivo e você deve estar preparado para enfrentar de cabeça erguida essa adversidade. Ser resiliente é adaptar-se a diferentes situações. A criatividade pode ajudar a olhar as adversidades por um novo ângulo, trazendo novas percepções e evitando que se exagere nos problemas que tem e enfrenta. Ser criativo é ser simples.
Outra atitude que pode lhe ajudar a ser mais resiliente é fazer coisas diferentes das que está acostumado. O que acontece com a maioria de nós é que buscamos nos especializar tanto em nossas funções, que esquecemos de conhecer o que é diferente e que não está diretamente ligado ao nosso trabalho e dia a dia.

Depois de trabalhado os objetivos, relacionamentos e a resiliência, o que devemos fazer?
Se conseguirmos trabalhar os três pontos, comunicaremos nosso melhor ao mercado, fazendo com que as pessoas reconheçam nossa marca e se identifiquem com nossos resultados. A melhor forma de adaptarmos esses pontos é com a construção de um Plano de Marketing Pessoal, que consiste em alinhar de forma estratégica tudo que buscamos, em ações e atividades a serem desenvolvidas ao longo do caminho, que complementem umas às outras, até que todos os objetivos sejam alcançados.
Em um Plano de Marketing Pessoal sabe-se dizer quem são as pessoas que devem ser priorizadas no ponto dos relacionamentos. Temos definidos nossos objetivos e sabemos no que devemos investir para que nossa resiliência seja trabalhada. Tudo isso de uma forma simples e alcançável, para que possamos realmente colocar em prática o que nos propusemos. Pense no que pode ser feito para que seu 2014 seja repleto de sucesso e tudo de mais que você possa querer.

 

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SOBRE O COLUNISTA

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Bacharel em Comunicação Social e MBA em Gestão da Comunicação Empresarial. Jornalista com mais de 10 anos de experiência, tendo passado por grandes veículos de circulação nacional. Hoje é o jornalista responsável pela Revista Digital Ponto Pessoal e assessoria de imprensa e comunicação institucional da agência Ponto Pessoal . Perfil LinkedIn http://www.linkedin.com/in/heversonbayer | jornalismo@pontopessoal.com.br

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