Blog, Marketing Pessoal

Se a primeira impressão é a que fica, que seja a que você quer deixar

Escrito por no dia 24/08/2018

Existem muitos clichês em relação a causar uma primeira boa impressão. Muitos deles são traduzidos nas velhas e boas frases feitas: a primeira impressão é a que fica. Ou ainda aquela outra: Não se tem uma segunda chance de se causar uma primeira boa impressão. Ambas as frases são verdadeiras, por isso, gerenciar sua marca pessoal de forma contínua, lhe ajuda a manter essa primeira impressão sempre positiva, afinal, todos os dias somos expostos a novos encontros, novas pessoas, novas primeiras impressões, seja real ou virtualmente.

 

Quando se trata de marca pessoal, tão ou mais importante que causar a primeira boa impressão é mantê-la, e muitas vezes, este é o maior desafio para as pessoas.

 

A constância confere à marca pessoal a autenticidade e, portanto, facilita o caminho para que você (sua marca) seja reconhecido e lembrado. Mas como ter uma marca constante com tantos compromissos, imprevistos, julgamentos e excesso de exposição, especialmente se pensarmos em nossa presença nas redes sociais?

 

O Marketing Pessoal cuida tanto das estratégias para causar a primeira boa impressão como para mantê-la, sempre alinhada ao seu propósito e ao seu objetivo. E sabe por que isso é tão importante?

 

Pensemos na seguinte situação:  em um evento de confraternização você é apresentado(a) a dois convidados: O primeiro, um rapaz que se apresenta apenas como João e passa a noite toda falando sobre a alta do dólar, o impacto de rentabilidade na bolsa de valores, a retração no mercado imobiliário, tudo isso em seu terno impecável, com uma postura discreta e com uma voz firme e bem colocada. O segundo é Jorge, lutador de Jiu-jitsu, patrocinado por um dos maiores bancos do país, que chega em traje descontraído e sabe-se que é um  profissional reconhecido e muito premiado no esporte, mas que cumprimentou-o muito gentilmente e pouco falou. Após conversarem, todos trocam cartões e saem dali com o networking em dia. Duas semanas mais tarde, ao checar seu extrato, você percebe uma perda grande nos investimentos pessoais que havia feito. Ao lembrar de seus novos conhecidos, para quem você pensaria em ligar? Ou numa segunda situação, se estivesse no meio de uma briga, quem você gostaria que estivesse ali para te defender?

 

Detalhe: Você não sabe, mas Jorge estudou finanças na mais bem conceituada universidade americana e é autogestor de sua fortuna conquistada no esporte. Porém, ao decidir para quem ligar, você provavelmente tomou a decisão com base na primeira impressão.

 

A situação acima é apenas para ilustrar o quanto nossa imagem comunica em uma única ocasião. A aparência, a voz, a postura, o que vestimos, os assuntos que escolhemos para cada situação… independente do cargo, ou marca a qual representamos. No caso desta história, João “não tinha uma marca” a qual representava, apenas imprimiu sua marca pessoal. Jorge, ao contrário, foi reconhecido pela marca que representava, mas da mesma maneira, trouxe com ele a sua marca pessoal, deixando suas impressões. Claro que não existe verdade absoluta e não estou, de forma nenhuma, lhe encorajando a julgar as pessoas, mas é fato que ao fazer o exercício de se colocar na situação acima, constatamos que todos nós temos pré-conceitos (diferente de preconceito) que formamos com base nas referências culturais que vivenciamos ao longo da vida. Essas referências podem variar de pessoa para pessoa, mas há um senso comum e é ele que norteia a adequação da imagem.

 

Um plano de Marketing Pessoal considera todo o seu referencial cultural, aprimorado no exercício do seu autoconhecimento, para desenvolver sua marca de forma consistente. E, sabendo que toda marca pessoal também precisa de inovação para se tornar relevante irá te trazer a estratégia e as ferramentas de posicionamento  para que você atinja seus objetivos desde a primeira impressão.

 

Você sabe que primeira impressão tem deixado pelo caminho?

 

 

Saiba mais sobre nossa Embaixadora em São Paulo/SP, Daniela Hespanha

 

E M B A I X A D O R A P O N T O P E S S O A L [São Paulo/SP] Nossa mais nova embaixadora @danielahespanha tem experiência no treinamento e desenvolvimento de equipes nas áreas de atendimento, implantação de projetos, relacionamento com clientes e trade marketing. Está se especializando em #marketingpessoal conosco no Método Ponto Pessoal com mentoria online da nossa franqueada de Portugal @soniacristinapaiva . Seu posicionamento é sempre buscar desenvolver o potencial individual de cada profissional por meio da criatividade e da entrega personalizada. . Sucesso e bem-vinda ao nosso time de especialistas 😉 . Assim nossos Embaixadores continuam crescendo, profissionais que levarão a marca da Ponto Pessoal em suas cidades, marcando nossa presença em várias cidades do Brasil e Portugal 🇧🇷 🇵🇹 e promovendo o que de mais essencial há no #marketingpessoal : o #networking 😉 . É a Ponto Pessoal ainda mais perto de você que com o marketing pessoal se difere no mercado em que faz parte 🎈 . #pontopessoal #embaixadorpontopessoal #marketingpessoal #métodopontopessoal #Marketing #DanielaHespanha #trademarketing #sãopaulo #mentoriapontopessoal #mentoriamarketingpessoal #sóniacristinapaiva

A post shared by Marketing Pessoal (@pontopessoal) on

 

Conheça também:

Banner-Adriano-Tadeu-Barbosa-Teste-de-Estilo-960x280

 

 

 


SOBRE O COLUNISTA

Daniela Hespanha

  • Linkedin
  • Facebook

Começou a carreira na educação e mais tarde, ao ingressar na área corporativa, uniu o Marketing e a Andragogia, atuando na formação de profissionais em diferentes áreas. Palestrante e formadora, implementou projetos de Tecnologia Educacional, criando estratégias para o uso de soluções inovadoras em diversas faculdades e universidades ao redor do Brasil. Tem experiência no treinamento e desenvolvimento de equipes nas áreas de atendimento, implantação de projetos, relacionamento com clientes e trade marketing, sempre buscando desenvolver o potencial individual de cada profissional por meio da criatividade e da entrega personalizada. É Personal Brander pela FAAP, graduada em Letras e Marketing, com especializações na Implementação de EAD pela UFF, Gestão em Educação, pela UniÍtalo. e Professional Coach pelo Instituto Brasileiro de Coaching. Cursando especialização em Personal Branding pela Blanquerna Universidad Ramon Llull e especialização em Marketing Pessoal pela Ponto Pessoal.

Criado com Area de Membros WP