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O Vitrinista ou Designer de Vitrinas

Escrito por no dia 22/04/2016

O Vitrinista ou Designer de Vitrinas, acima de tudo deve ser um constante observador. Seu perfil deve somar curiosidade à pesquisa. É importante que goste de estudar e que esteja sempre atento ao mercado do varejo como um todo, afinal de contas este profissional pode trabalhar não só na área da moda como também em outros setores do varejo que exijam uma exposição de produtos mais elaborada.

Na área de marketing sabemos da importância da comunicação e quando falamos em comércio, lojas, o papel das Vitrinas é fundamental para que novos clientes tenham interesses pelos produtos e novidades e para que despertem o sentimento do estilo de vida que a marca proporciona.

Mas não é fácil ou simples ser um profissional requisitado. Por isso entrevistei uma especialista, Elaine Piovezan, para entendermos melhor como funciona esta área, o que podemos aprender com ela e como podemos ser ainda mais profissionais.

 

Para ser um bom vitrinista, é preciso?

Um bom vitrinista é aquele que consegue, através da composição de uma imagem, atrair o público-alvo com originalidade, despertando o desejo de compra sob aspectos sensoriais. Hoje em dia, a profissão é bastante valorizada e há muito mercado para este profissional que tem uma remuneração que varia de R$ 300,00 (semanais) como freelancer à R$ 5.000,00 (CLT) como profissional contratado. Além da função principal de criação, o vitrinista deve conseguir interpretar manuais de procedimentos em caso de franquias e estar sempre atualizado, pois o nível de exigência tem aumentado e cada vez mais os clientes procuram vitrinistas qualificados.

 

Mas ele consegue aprender o que sabe onde?

Ainda que a formação e os certificados sejam importantes para estes profissionais, um bom portfólio é um ótimo instrumento para apresentar aos clientes as composições já realizadas. No Brasil ainda há pouquíssimos cursos específicos na área de graduação e pós em VM, mas aos novos desafios do mercado na decoração de espaços comerciais e ao aumento da importância deste serviço no varejo, devido à crise que tem baixado as vendas, há perspectivas bastante favoráveis e positivas num futuro próximo.

 

Então se eu investir como profissional, quais as novidades do setor que posso encontrar?

Quanto às novidades do setor, tem um termo que está se difundindo muito lá fora, chama-se “Store in Store” ou seja, a loja dentro da loja. É um formato já conhecido de supermercados, postos de combustível e livrarias, entre outros. A ideia é que uma loja ou estabelecimento conceda espaço para outras marcas, gerando novos pontos de venda dentro da sua unidade. Entre as vantagens apontadas pelos especialistas estão o corte de custos obtido pela divisão entre as marcas, aumento do tráfego e da permanência de consumidores dentro da loja.
Para marcas menores, a vantagem é o aumento da visibilidade estando dentro de uma maior.

Etsy - Manhattan

Um exemplo de store in store na moda é a Macys, que abriu uma loja do site Etsy, dentro de uma das suas unidades em Manhattan – NY/EUA. A primeira loja física do site conta com uma curadoria de 50 produtos de oito vendedores da plataforma e terá uma troca de temática a cada dois meses.

 

Abaixo alguns exemplos de boas estratégias de exposição de produtos nas vitrinas:

 

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Elaine Piovezan é formada em “Marketing” e “Estilismo de Confecção Industrial”.
Especialista em Gestão de Moda e em “Vitrinismo & Visual Merchandising”.
Professora na disciplina de “Vitrinismo” do curso de “Design de Moda” e nas disciplinas de “Wardrobe Cleaner” e “Biotipagem”, do curso de “Gestão em Consultoria de Imagem”, ambos do Centro Europeu – Curitiba-PR.
Atua também na ACP (Associação Comercial do Paraná) como Consultora de Moda e Varejo, onde é palestrante e instrutora de cursos e workshops relacionados à “Moda & Tendências”, “Vitrinismo & Visual de Loja”, “Personal Shopper”, “Personal Stylist” e “Vendendo Moda”. Seus contatos são o Facebook e celular (41) 9616-2206.

 

 

 

 

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SOBRE O COLUNISTA

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Palestrante internacional especialista em Pós-Luxo e Marketing Pessoal. Fundador e CEO da Ponto Pessoal - primeiro portal, revista, escola digital, TV e Clube do Brasil e Portugal especializados em Marketing Pessoal. Carreira pautada em consultorias, aulas, supervisão de cursos e criação de conteúdos desde 2006, tendo criado e supervisionado cursos de marketing, empreendedorismo e mercado de luxo, pelo Centro Europeu e ISAE/FGV em Curitiba e Paris, capital francesa, onde se especializou em Mercado de Luxo no ISAE Brasil e ISC Paris. Hoje também é Embaixador da marca Exaixo e do Portal Topview do grupo RIC Record PR no sul do Brasil. Currículo completo em www.adrianotadeubarbosa.com | Contato: adriano@pontopessoal.com.br

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