Blog, Entrevistas

O mundo virtual é escrito a tinta, segundo Dr. Helio Camargo, especialista em Direito Digital

Escrito por no dia 18/05/2016

No meio de tantas postagens que todos os dias recebemos e fazemos, já pensou em alguns cuidados importantes para tomarmos para evitar processos digitais?

 

Não só as empresas têm se preocupado com a segurança e proteção de sua propriedade intelectual e de marcas, mas as pessoas também.

Dr. Helio Augusto Camargo de Abreu

Dr. Helio Augusto Camargo de Abreu

 

Conversei com o Doutor Helio Augusto Camargo de Abreu, Administrador e Advogado, especialista em Contratos, Direito Digital e Segurança da Informação. Professor de pós-graduação na UniCuritiba, UP, LLM Empresarial e no Centro Europeu, onde pude ter aula com ele na última turma do curso de Comportamento e Etiqueta Corporativa. Co-autor do e-book sobre Propriedade Intelectual da OAB/PR em 2013, Autor do livro de Direito para empresas de TI da FAEL em 2015 e Autor do livro de Direito Perícia Forense da FAEL em 2015.

 

Dr. Helio, sobre os limites atuais e preocupações com o ambiente digital, quais os mais importantes?

As empresas precisam criar a cultura da segurança da informação e do uso ético e seguro dos recursos tecnológicos entre os colaboradores e gestores. Hoje os ativos intangíveis como marca, produto e reputação estão sendo expostos no mundo virtual e medidas preventivas podem minimizar os riscos jurídicos, estabelecendo responsabilidades e limites aos usuários.

 

O que as pessoas têm mais feito de errado, na sua opinião?

As pessoas vivem o momento, sem pensar nas consequências de suas palavras e atos. O mundo virtual é escrito a tinta e o histórico, seja ele bom ou ruim, sempre estará disponível para todos. Se existe uma necessidade de estar presente nas redes sociais, que seja com muita ética, cautela e respeito aos seus seguidores. Hoje as pessoas postam e depois medem as consequências, sem lembrar que a repercussão no mundo virtual não tem limites.

 

E como isso pode interferir na nossa marca pessoal?

A nossa marca pessoal nunca esteve tão em evidência por conta do mundo virtual, permitindo que os atos inconsequentes postados neste meio sejam analisados por pessoas que podem formar opinião equivocada sobre o seu caráter, sem mesmo lhe conhecer pessoalmente.

 

O que mais me chamou a atenção e gostaria de novamente aqui destacar é que o mundo virtual é escrito a tinta e o que fazemos nele fica marcado para sempre. Durante a aula, discutimos casos, falamos das empresas que se preocupam com este tema e de quanto elas se asseguram no mercado em que estão. Não só com seus funcionários, mas com seus clientes também.

Olhando para nossa marca pessoal e as ações que fazemos nas redes, por exemplo, imagine você encontrar uma linda imagem online e publicar no seu perfil, sem mencionar onde encontrou ou sequer quem a tirou. Ou um ou outro, faça. É simples, encontrou no Google, cite: fonte Google. Assim você já consegue se antever a qualquer incômodo.

Mas se sabe de quem é a imagem, não hesite em citar a fonte, valorizar o trabalho autoral de quem a produziu. Isso inclusive pode aproximar você de mais pessoas, que ficarão gratas pelo compartilhamento. Isso pode lhe gerar mais seguidores, por sua ética, que não lhe custa nada, certo?

Nunca estivemos tão em evidência e mesmo com movimentos já contrários a isso, não há como voltar atrás. Temos que estar no ambiente digital, nossa escolha está na forma que fazemos isso acontecer.

 

Sucesso a todos nós e até nossa próxima entrevista. Obrigado mais uma vez, Dr. Helio Augusto Camargo de Abreu.

Contatos: helio@helioabreu.adv.br ou 41.9976-1166

 

 

ponto_pessoal_imagens_site_5edicoes_assine

 

 

Faça parte de um Clube Exclusivo

ponto_pessoal_imagens_site2_ONE_SELECT (1)

 


SOBRE O COLUNISTA

  • Linkedin
  • Facebook

Palestrante internacional especialista em Pós-Luxo e Marketing Pessoal. Fundador e CEO da Ponto Pessoal - primeiro portal, revista, escola digital, TV e Clube do Brasil e Portugal especializados em Marketing Pessoal. Carreira pautada em consultorias, aulas, supervisão de cursos e criação de conteúdos desde 2006, tendo criado e supervisionado cursos de marketing, empreendedorismo e mercado de luxo, pelo Centro Europeu e ISAE/FGV em Curitiba e Paris, capital francesa, onde se especializou em Mercado de Luxo no ISAE Brasil e ISC Paris. Hoje também é Embaixador da marca Exaixo e do Portal Topview do grupo RIC Record PR no sul do Brasil. Currículo completo em www.adrianotadeubarbosa.com | Contato: adriano@pontopessoal.com.br

Criado com Area de Membros WP