Blog, Marketing Pessoal

Marketing Pessoal para profissionais da saúde

Escrito por no dia 09/01/2019

Em um bate-papo, conversei ao vivo no instagram.com/pontopessoal com a especialista Jacqueline Carcereri – conheça mais aqui, formada pelo Método Ponto Pessoal, que tem se destacado ao atender profissionais da saúde, e para quem não acompanhou, ela respondeu em forma de texto as principais referências que trouxe na live.

O aprendizado é único e fico muito feliz por poder compartilhar aqui com você.

 

O Marketing Pessoal é indicado para profissionais da saúde?

Sim, foi-se o tempo em que ter o diploma em mãos era garantia de consultório lotado.

O que vemos hoje é que o profissional da saúde é obrigado a se colocar em um mercado altamente competitivo. Horas de estudo e dedicação não o prepararam para enfrentar as dificuldades de administrar pessoas em suas clínicas e consultórios, atrair clientes e destacar-se dentro da especialidade que escolheu.

O que escuto muito dos profissionais da saúde em nossa primeira conversa é:
“Sou bem melhor que o Dr. Fulano, por que o consultório dele está lotado e o meu não?”

E eu respondo: “Não basta ser bom, é preciso que os outros saibam disso!”

 

Quem é a Ponto Pessoal?

 

E quanto ao paciente, ele também mudou seu comportamento?

Sem dúvida, ele não é mais tão paciente, não precisa apenas de remédios, quer ser bem atendido, colhe referências do profissional (na grande maioria das vezes pela internet e redes sociais), quer ter suas expectativas superadas, busca conexão com o profissional que escolhe para atendê-lo – especializações e títulos são importantes, mas não suficientes.

Eu sinto que ainda há uma grande dificuldade da equipe de saúde, em especial dos médicos, em entender as necessidades do seu cliente. É muita pressão, muito trabalho e estudo e o tempo para consulta é reduzido, principalmente quando se atende planos de saúde. Em todo este processo, muitas vezes, o paciente, enquanto pessoa, passa quase que despercebido, não há empatia.

Muitas vezes percebo isso em toda a equipe, desde o recepcionista. É por isso que criamos um treinamento para a equipe onde por alguns momentos procuramos colocá-la no lugar do paciente.

 

Como estes profissionais tem se adaptado a esta era digital?

Existem regras nos Conselhos de Classe e elas necessitam ser conhecidas e obedecidas.
Muitos tem simplesmente ignorado estas regras e pode deparar-se com problemas junto aos conselhos.

Outro ponto importante é que os profissionais resumem o seu marketing às publicações nas redes sociais. Num Plano de Marketing Pessoal a Promoção é apenas o quarto passo, existem outros a serem trilhados antes disso, como conhecer os seus diferenciais, o mercado em que atua, o comportamento da concorrência e o público para o qual irá se dirigir. É preciso encontrar as lacunas existentes e a melhor forma de se destacar, tudo isso é fundamental para se obter resultados efetivos.

 

 

Que experiência você traz da mentoria em Marketing Pessoal para estes profissionais?

Tenho uma identificação muito grande com estes profissionais, pois meu pai é médico e sempre tivemos muitos amigos médicos, dentistas (tenho uma irmã dentista e recentemente uma da minhas filhas formou-se em odontologia) e principalmente minha formação inicial que é em Nutrição.

Cheguei a me especializar em nutrição clínica, mas esta nunca foi a minha verdadeira vocação.

Desta forma as dificuldades e os termos usados por estes profissionais me são muito familiares, o que facilita o trabalho, pois consigo entender a dor deles.

O feedback que tenho recebido é que o Plano de Marketing Pessoal tem colaborado para que entendam e possam destacar-se neste novo mercado. Um processo de autoconhecimento e diferenciação que tem feito a diferença para os profissionais que se permitiram experimentá-lo, e reviver o seu propósito.

 

Conheça uma das clientes atendidas pelo Plano de Marketing Pessoal desenvolvido pela Ponto Pessoal e aplicado pela especialista Jacqueline Carcereri

 

 

 

Continue lendo mais um texto da especialista no Clube.PontoPessoal.com.br

 

Conheça também:

Banner-Adriano-Tadeu-Barbosa-Teste-de-Estilo-960x280

 


SOBRE O COLUNISTA

  • Linkedin
  • Facebook

Palestrante internacional especialista em Pós-Luxo e Marketing Pessoal. Fundador e CEO da Ponto Pessoal - primeiro portal, revista, escola digital, TV e Clube do Brasil e Portugal especializados em Marketing Pessoal. Carreira pautada em consultorias, aulas, supervisão de cursos e criação de conteúdos desde 2006, tendo criado e supervisionado cursos de marketing, empreendedorismo e mercado de luxo, pelo Centro Europeu e ISAE/FGV em Curitiba e Paris, capital francesa, onde se especializou em Mercado de Luxo no ISAE Brasil e ISC Paris. Hoje também é Embaixador da marca Exaixo e do Portal Topview do grupo RIC Record PR no sul do Brasil. Currículo completo em www.adrianotadeubarbosa.com | Contato: adriano@pontopessoal.com.br

Criado com Area de Membros WP