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Marketing Pessoal para advogados

Escrito por no dia 17/01/2019

Hoje, o Direto ao Ponto AO VIVO no instagram.com/pontopessoal será com a especialista Ana Paola Almeida – conheça mais aqui, formada pelo Método Ponto Pessoal, que tem se destacado a trabalhar o marketing pessoal dos advogados.

E é um tema muito interessante, porque logo no começo já podemos pensar:

Quando falamos em marketing pessoal para advogados, com os advogados, o primeiro questionamento é sempre o mesmo: Mas não é proibido a publicidade pelo Código de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB?

 

Se pensarmos em publicidade, como na forma praticada nos Estados Unidos, por exemplo, onde é muito comum termos o número de telefone dos advogados em letras garrafais no metrô, claro que sim, mas se ela for realizada de forma comedida, com caráter informativo e obedecendo às regras da discrição e sobriedade, não há problemas.

O que causa esta discussão e o receio dos profissionais em divulgarem o seu trabalho, e o caráter diferenciado para a publicidade profissional que o Código de Ética e Disciplina da OAB, impõe aos advogados.

 

O que a OAB condena é a mercantilização da profissão. Isto tem que ficar bem claro. Mas o Código permite sim a publicidade visando a objetivos exclusivamente ilustrativos, educacionais e instrutivos, sem que haja o intuito de captação de clientela.

 

Ou seja, o advogado deverá sempre observar o caráter informativo da publicidade, a discrição e sobriedade, evitando promover, em qualquer circunstância, a captação de clientela ou a mercantilização da profissão.

E outra coisa, estamos falando em marketing pessoal e não sobre publicidade!

Ou seja, além do advogado desconhecer que pode sim fazer publicidade de seu trabalho, ele também faz muita confusão entre publicidade e marketing pessoal.

Com efeito, o trabalho realizado por um especialista de marketing pessoal é complexo e realizado através de etapas: Começando sempre com o autoconhecimento do profissional (há casos nos quais é necessário a intervenção de um coach para se determinar os reais objetivos pessoais e profissionais), perpassa pela escolha da área de atuação, pelo perfil do público-alvo (audiência), da avaliação do mercado no qual o profissional está inserido, as tendências mais fortes do mercado, bem como, os diferenciais do próprio profissional e sua imagem profissional (em alguns casos também se faz necessário a intervenção de um consultor de imagem).

 

 

E depois de todas estas descobertas e decisões ainda precisamos que o advogado coloque a “mão na massa” e pratique tudo aquilo que aprendeu na construção do plano.

Sim. Você, profissional, terá, depois de definido sua área de ação, que investir em suas redes sociais produzindo marketing de conteúdo, levando ao seu público notícias e informações jurídicas de sua área de atuação, mas que sejam extremamente interessantes e em uma linguagem simples e objetiva, mas com constância e clareza. E se pensar que alimentar as redes dá muito trabalho, pense nos profissionais de alguns anos atrás que para terem suas ideias conhecidas e difundidas precisavam escrever vários livros para ter o aval de seus pares.

Terá que estar constantemente atento ao mercado e suas mudanças de rota, lendo não apenas notícias jurídicas, mas de política, economia e variedades.

Resumindo, não se trata apenas de uma inserção de publicidade, mas sim de toda uma estratégia a ser desenvolvida.

Será fácil? Não, até mesmo porque o profissional ainda terá que lidar diariamente com as dificuldades inerentes ao exercício da profissão, como audiências, sustentação oral, despachos, atendimento ao cliente, precificação de serviços e peticionamento eletrônico(em diversos sistemas).

O caminho é árduo, não podemos negar, mas pela minha experiência como advogada, como estrategista em personal branding e consultora em marketing pessoal, vale a pena investir na contratação de um bom profissional para juntos desenvolverem um plano de marketing pessoal para que você possa se diferenciar. Assim, não será necessário você gritar que é um bom profissional, você vai mostrar isto através do seu conteúdo, fazendo a diferença!

 

Conheça muito mais sobre Ana Paola Almeida, advogada e especialista em Marketing Pessoal em www.instagram.com/anapaolaalmeida

 

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SOBRE O COLUNISTA

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Palestrante internacional especialista em Pós-Luxo e Marketing Pessoal. Fundador e CEO da Ponto Pessoal - primeiro portal, revista, escola digital, TV e Clube do Brasil e Portugal especializados em Marketing Pessoal. Carreira pautada em consultorias, aulas, supervisão de cursos e criação de conteúdos desde 2006, tendo criado e supervisionado cursos de marketing, empreendedorismo e mercado de luxo, pelo Centro Europeu e ISAE/FGV em Curitiba e Paris, capital francesa, onde se especializou em Mercado de Luxo no ISAE Brasil e ISC Paris. Hoje também é Embaixador da marca Exaixo e do Portal Topview do grupo RIC Record PR no sul do Brasil. Currículo completo em www.adrianotadeubarbosa.com | Contato: adriano@pontopessoal.com.br

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