Bem-Estar, Blog, Trends

Hygge, o que é e como posso ser

Escrito por no dia 19/07/2018

Estou rodando o país em uma série de palestras sobre pós-luxo e marketing pessoal, a convite das indústrias Arauco do Brasil e Bontempo Móveis Personalizados, e a cada lugar que vou uma sensação de Hygge toma conta com a receptividade do povo e a unicidade de cada local.

Até mesmo tenho usado essa palavra para explicar que quando comparamos os aprendizados do mercado de luxo, ao nos trazer interesse por experiências, conforto e memórias, vamos a momentos longe de casa, como um jantar exclusivo aos pés da estátua de Davi, uma das esculturas mais famosas do artista renascentista Michelangelo – A escultura encontra-se em Florença, Itália, cidade que originalmente encomendou a obra, e o trabalho retrata o herói bíblico com realismo anatômico impressionante, sendo considerada uma das mais importantes obras do Renascimento. Ou momentos do dia a dia, mais próximos e simples, que retratam o significado da palavra Hygge – aconchego.

Um estilo de vida em atos simples, como preparar a casa para a chegada da nova estação, reunir os amigos em torno da mesa, ler um livro e tomar um chá contemplando o silêncio, que, aliás, foi tema da Mason Object em janeiro de 2017 e nos traz um filme único para refletirmos sobre o tema: silêncio.

2017.01 – Inspirations – Silence from MAISON&OBJET on Vimeo.

A revista Casa Vogue, em matéria em junho de 2017, traz Hygge como o estilo de vida surgido na escandinávia, não como uma novidade, mas que voltou à tona desde que a Noruega (seguida da Dinamarca e da Islândia) foi considerada o país mais feliz do mundo de acordo com o relatório anual da ONU (Organização das Nações Unidas) – O Brasil ficou em 22º lugar no ranking, que leva em conta fatores econômicos, sociais e políticos.

A mesma matéria ainda destaca: “Passar um tempo curtindo um aconchego com amigos e família, tomando uma cerveja ou um café com bolo, pode ser bom para a alma”, exemplifica Helen Russell, autora do livro “The Year of Living Danishly: Uncovering the Secrets of the World’s Happiest Country” (O ano em que vivemos como dinamarqueses: Descobrindo os segredos do país mais feliz do mundo).

A BBC Brasil, em matéria de outubro de 2015, já trazia o assunto como: “Hygge muitas vezes é traduzido como “acolhedor” ou “aconchego”. Mas os entendidos dizem que hygge é muito mais do que isso: é uma atitude perante a vida, que ajudou a Dinamarca a superar a Suíça e a Islândia no ranking global de felicidade. Ou ainda comer biscoitos de canela feitos em casa, assistir TV debaixo de um edredom, tomar chá em uma xícara de porcelana na reunião de família do Natal.”

 

Bom, particularmente eu tento ser cada dia mais Hygge, ao menos ao parar para apreciar os pequenos momentos da vida e do tempo em que estou a fazer alguma atividade. Seja uma viagem, uma leitura, uma resposta no WhatsApp, já que a vida anda tão tecnológica que não mais vive-se sem os “prazeres” do mundo digital.

É uma mistura de Hedonismo – (do grego hedonê, “prazer”, “vontade”) é uma teoria ou doutrina filosófico-moral que afirma ser o prazer o supremo bem da vida humana, que procura fundamentar-se numa concepção mais ampla de prazer entendida como felicidade para o maior número de pessoas (Wikipedia), com o próprio significado da expressão Hygge.

E se for olhar para os aprendizados de tudo isso para o marketing pessoal só tem a ganhar, porque faz refletir no momento que se vive e se isso tem ou não coerência com o que se espera que as pessoas reconheçam umas das outras, com o posicionamento que se trabalha arduamente todos os dias.

 

E já imaginou quantos momentos assim você vive todos os dias que até mesmo podem ser compartilhados no ambiente online com a hashtag #hygge para ser também referenciada às mais de 3 milhões e meio de referências online?

Isso mostra estilo de vida, atenção aos detalhes, cuidado com você. E se você cuida de você, cuidar de mim pode ser mais fácil aos olhos de um potencial cliente que analisa suas redes sociais. Você pensaria assim como cliente?

 

Veja AQUI mais sobre o Mercado de Luxo e Marketing Pessoal nas palestras pelo Brasil com Adriano Tadeu Barbosa, matéria que também foi ao ar na Globo News

 

 

Acompanhe nosso fundador e CEO, Adriano Tadeu Barbosa. Clique AQUI para ler seus textos como autor no Portal ou na imagem para acompanhar seus posts.

 

O QUE É MARKETING PESSOAL Para @adrianotadeubarbosa são os 5 passos aplicados em seu método que há mais de 10 anos impacta a gestão da comunicação e marketing das pessoas. Para ele, se cada dia da semana você se dedicar a um deles, ao fim dela você trabalhou seu potencial para ser ainda mais reconhecido(a). Lembrando que é um dia após o outro e que o conjunto é o responsável pelos resultados, não os itens isolados. . Teremos mais! Cada um do nosso time trará um significado sobre o que é o #marketingpessoal em dias que saber se expor se torna mais estratégico para quem busca mais resultados e destaque nos mercados que escolhem atuar. . Continue a nos acompanhar e receba orientações para o seu marketing pessoal 👉🏻 links em nosso perfil 🥇 . Afinal, trabalhamos com pessoas bem-sucedidas que queriam se maximizar. Você é uma delas 😉 . Presença no 🇧🇷 e 🇵🇹 . #pontopessoal #personalbranding #consultoriadeimagem #brasil #portugal #coaching

A post shared by Marketing Pessoal (@pontopessoal) on

 

Imagem que ilustra a capa da matéria, fonte Google.

Para você que quer se especializar, conheça o Método Ponto Pessoal AQUI – primeiro curso de especialização em Marketing Pessoal online no Brasil e Portugal com um ano de duração, clientes reais, divulgação do seu trabalho e possibilidades de já fechar clientes reais.

 

 

Permaneça sempre conectado com o melhor de você mesmo!

 

Conheça também:

Banner-Adriano-Tadeu-Barbosa-Teste-de-Estilo-960x280

 


SOBRE O COLUNISTA

  • Linkedin
  • Facebook

Fundador e CEO da Ponto Pessoal, primeiro portal, revista e escola digital do Brasil e Portugal especializados em Marketing Pessoal. Especialista em marketing Pessoal desde 2006, professor, palestrante internacional, carreira pautada em consultorias, aulas, supervisão de cursos e criação de conteúdos desde 2006, tendo criado e supervisionado cursos de marketing, empreendedorismo e mercado de luxo, pelo Centro Europeu e ISAE/FGV em Curitiba e Paris, capital francesa, onde se especializou em Mercado de Luxo no ISAE Brasil e ISC Paris. Hoje também é Embaixador da marca Exaixo e do Portal Topview do grupo RIC Record PR no sul do Brasil, onde apresenta seu programa semanal na TV TV.
Currículo completo em www.adrianotadeubarbosa.com | Contato: adriano@pontopessoal.com.br

Criado com Area de Membros WP