Blog, Fizeram parte, Vida no Mestrado

É hora de começar a preparação para o mestrado

Escrito por no dia 25/03/2014

ponto_pessoal_imagens_site_periscope

livrosDizem que o ano só começa após o Carnaval. Infelizmente é uma verdade que se encontra no nosso subconsciente. Todos encaram o verão como férias, mesmo sem estar de férias, mas digo que com alegria no coração, leveza nas roupas e no coração, aproveitando até o último minuto do horário de verão para tomar aquela cervejinha ou dar a corridinha no parque.

Mas agora o verão acabou, entramos no outono! Os objetivos devem sair do papel, e aí? O que fazer? Por onde começar?

Se você decidiu fazer um mestrado ou doutorado terá uma longa jornada. Para aqueles que decidiram a agora é hora de verificar se existem programas de pós-graduação strictu-sensu na área pretendida, se aproximar da universidade para conhecer os professores, as linhas de pesquisas existentes, verificar como foi o processo seletivo anterior para se preparar (muito provável que seja o mesmo, com pequenas alterações), verificar como anda seu inglês porque sem saber pelo menos o nível intermediário é impossível fazer o mestrado, enfim, temos aí uma lista bem grande de atividades a serem feitas.

Para o mestrado de Administração todo mundo deve realizar o Teste ANPAD, promovido pela instituição de mesmo nome que significa: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração. Além de realizar o teste, a instituição tem como objetivo reunir todos os pesquisadores dentro da grande área de Administração e suas vertentes, promover encontros anuais, editar a Revista de Administração Contemporânea, entre outras ações.

Este teste é realizado em um único dia e tem a duração de quatro horas para a resolução de provas de inglês, português, raciocínio lógico, analítico e quantitativo. Eu já fiz a prova e meu principal conselho é: se preparem para ela.

O resultado dela contribuirá para sua aprovação ou não no programa do mestrado. Algumas universidades avaliam o score total (que não vou explicar como é calculado, mas você encontra no site), porém é bom que se tire uma anota acima de 300 pontos para o mestrado e no doutorado acho que é acima de 400 (é importante verificar o score mínimo de cada instituição que você deseja participar do processo seletivo). Outras instituições avaliam as notas de inglês somente, enfim, vai depender de onde você está pretendendo cursar o mestrado.

Estudei um mês antes da prova para matemática e lógica, inglês sou fluente, mas me surpreendi com português, principalmente porque nestas próximas edições já devem utilizar as novas regras gramaticais, então não menosprezem a nossa língua materna. Raciocínio analítico como o nome já diz irá avaliar se você tem ou não capacidade de análise de textos. É bom que você seja um bom leitor, até porque você lerá muito, mas muito mesmo no mestrado (e em inglês, já disse isso).

O teste possui três edições anuais, o primeiro foi realizado em fevereiro, o segundo será em junho e o terceiro em setembro. Não deixe para setembro o que você pode fazer em junho. O processo seletivo para o mestrado acontece de julho a setembro geralmente, porém a preparação começa antes, muito antes. Se você quiser tirar uma boa nota, sugiro que estude, se prepare, a não ser que você tenha facilidade, mas essa nota pode ser o que garantirá ou não a sua vaga.

Se você quiser maiores informações acesse: www.anpad.org.br

Um abraço e até o próximo post!


SOBRE O COLUNISTA

Avatar

Graduada em Administração de Empresas (PUC-PR), MBA em Marketing (ISAE/FGV) e mestranda em Marketing pela UFPR. Profissional com ampla experiência em Planejamento Estratégico e de Marketing com atuação nas áreas de Gerência de Produtos, Marketing Digital, Feiras e Eventos e Sistema de Informações de Mercado. Trabalhou em empresas de grande porte em Santa Catarina e como empresária no segmento de jóias. Instrutora e consultora de planejamento e gestora de projetos. Perfil LinkedIn br.linkedin.com/in/adrianemoskalewicz | adrianemoska@yahoo.com.br

Criado com Area de Membros WP