Apresentação e Negócios, Blog, Cliente Ponto Pessoal, Empreendedorismo

Empreendedorismo sem amadorismo: A importância da consultoria jurídica para o seu negócio

Escrito por no dia 18/09/2018

Ser empreendedor nos dias atuais é mais que tocar um negócio, mas sim, conhecer de áreas como a jurídica, de uma forma preventiva e ao lado de advogados como o que conhecemos nesta entrevista.

 

Vamos falar sobre empreendedorismo?

O assunto da moda, da atualidade e do futuro, aquele que é o sonho de muitos profissionais, crescer, executar seu propósito, ser dono do seu negócio, do seu tempo, da sua vida… Sim! Empreendedorismo é tudo isso, mas hoje não há mais espaço para amadorismos. Um dos fatores de sucesso no empreendedorismo é a parceria de conhecimento e ter a clareza de que não dá para simplesmente ter um sonho e sair executando sem ter nenhum planejamento inicial ou achar que você consegue resolver tudo sozinho.

O que o empreendedor deve saber

O empreendedor é um grande conhecedor da sua área e também deve conhecer sobre finanças, marketing, vendas, operação e tudo o que envolve o seu negócio, mas dificilmente irá conhecer profundamente todas essas áreas, que são essenciais para o sucesso da organização. Uma das áreas de grande importância nessa parceria é a área jurídica. Todo empreendedor deveria saber a importância de se ter um advogado para auxiliar, orientar e deixá-lo seguro em relação às demandas legais de seus negócios, e assim, permitir que o empresário direcione seus esforços à execução de atividades e ao crescimento da organização.

 

 

Entrevista com advogado

Tive a oportunidade de conhecer mais sobre advocacia preventiva quando realizei a Mentoria em Marketing Pessoal – Conheça AQUI, com o advogado Michel Couto Ribeiro, que é consultor jurídico de serviços especializados em soluções rápidas de conflitos e causas preventivas para micro e pequenos empreendedores.

Por considerar um assunto de grande importância a empreendedores e autônomos, aproveitei a oportunidade em esclarecer algumas dúvidas que compartilho abaixo com vocês.

 

O que é e qual é o objetivo da Consultoria Jurídica preventiva?

A consultoria jurídica preventiva é o meio pelo qual os profissionais da área jurídica (advogados) prestam aconselhamento, geralmente no ramo empresarial, com o intuito de evitar atos lesivos aos empresários/empreendedores.

O objetivo da consultoria jurídica preventiva é trazer segurança jurídica às empresas afim de evitar demandas judiciais desnecessárias que possam trazer prejuízos financeiros ao empresário.

 

Quais as vantagens que a assessoria preventiva traz para os negócios?

Um bom assessoramento pode garantir segurança em diversos aspectos no meio empresarial, como contratos bem firmados, prevenção contra eventuais causas trabalhistas, e podem, ainda, impedir que atos lesivos prejudiquem o empreendimento, como por exemplo, golpe de possíveis estelionatários ou cobranças indevidas por parte de fornecedores ou prestadores de serviços. Um objetivo muito importante também é fazer com que as empresas e seus gestores trabalhem dentro da legalidade, ou seja, atuando em consonância com a legislação.

 

Qual é a maior vantagem que o empresário/empreendedor tem ao contratar uma consultoria jurídico preventiva?

Com certeza a maior vantagem é a redução significativa de problemas que poderiam surgir a longo prazo, principalmente quando relacionadas a contratos. Contar com a assessoria de um advogado para elaboração ou revisão de contratos agrega valor às ações estratégicas da empresa.

 

Com relação aos custos, é mais vantajoso para o empresário trabalhar com uma consultoria preventiva?

Sim. Como diz o ditado: “é sempre melhor prevenir do que remediar”. Pode até soar meio cafona essa frase, mas ela retrata muito bem a realidade das empresas que contam com uma assessoria preventiva de um profissional da área jurídica. Os custos para atendimentos específicos são muito mais elevados. Sem contar que, se for necessário recorrer ao judiciário para dirimir conflitos, o custo aumenta de forma significativa, vez que além dos honorários do advogado é necessário também pagar custas judiciais.

 

Qual perfil de profissional o empresário/empreendedor deve buscar quando deseja contratar uma assessoria jurídica preventiva?

Existem muitos operadores do direito que preferem trabalhar com a parte da advocacia que chamamos de litigiosa, ou seja, preferem buscar a solução dos conflitos diretamente recorrendo ao judiciário. O ideal é que o empresário/empreendedor pesquise e busque profissionais que tenham um perfil mais direcionado a prevenção de demandas judiciais. Com o elevado número de ações judiciais e a morosidade do Sistema, a tendência é que os meios extrajudiciais de conflitos ganhem mais força, exigindo que os profissionais do direito ofereçam métodos alternativos e não convencionais de solução de conflitos.

 

Dica: Muitos empresários/empreendedores acreditam que apenas grandes empresas ou multinacionais precisam de uma assessoria jurídica preventiva. No entanto, empresários de médio e pequeno porte ou até mesmo empreendedores individuais devem se atentar para a importância de contar com uma assessoria jurídica no apoio de seu negócio. Uma assessoria jurídica preventiva mensal não representa vínculo empregatício e muito se assemelha ao custo de uma assessoria contábil.

 

Agradeço a contribuição do Michel em nos esclarecer essas questões e ressalto a importância de olharmos para o nosso negócio de maneira completa e profissionalizada, entendendo que a busca por parcerias em diversas áreas no empreendedorismo é a chave para o sucesso de qualquer negócio.

Contatos:

Michel C. Ribeiro
OAB/PR 78.837
Fone: 41 3224 3496
Celular/Whats: 41 99631 2089
Oliveira, Couto & Olescki Advocacia e Consultoria Jurídica
Endereço: Av. Rep. Argentina, n° 2150 – 3° Andar – Cj 33
Água Verde – Curitiba/PR

 

 

Saiba mais sobre a Embaixadora em Curitiba/PR da Ponto Pessoal, Ana Carolina Pereira

View this post on Instagram

O QUE É MARKETING PESSOAL Para @instaanacarolinapereira , nossa especialista e embaixadora em Curitiba/PR, são 6 itens: . A base é a definição dos objetivos que ao lado de planejamento de estratégia orientam o desenho das ações de marketing da pessoa que está focada em mostrar seu valor com resultados que obteve ao longo dos anos e carreira. Fazer #marketingpessoal é entrar em ação, que por incrível que pareça é um dos itens mais difíceis por quem busca evoluir neste tema, principalmente para gerar relacionamento, muitas vezes tendo mudanças de comportamento que irão definir o posicionamento/reconhecimento do profissional no mercado em que ele atua e quer ser reconhecido. Por isso a orientação neste processo é fundamental. . Já viu nossas outras definições? Cada um do nosso time tem trazido um significado sobre o que é o Marketing Pessoal em dias que saber se expor se torna mais estratégico para quem busca mais resultados e destaque nos mercados que escolhem atuar. . Continue a nos acompanhar e receba orientações para o seu marketing pessoal 👉🏻 links em nosso perfil 🥇 . Afinal, trabalhamos com pessoas bem-sucedidas que queriam se maximizar. Você é uma delas 😉 . Presença no 🇧🇷 e 🇵🇹 . #pontopessoal #personalbranding #consultoriadeimagem #brasil #portugal #coaching #autoconhecimento #estrategia #posicionamento #marketing #anacarolinapereira #curitiba

A post shared by Marketing Pessoal (@pontopessoal) on

 

Conheça também:

Banner-Adriano-Tadeu-Barbosa-Teste-de-Estilo-960x280

 

 

 

 


SOBRE O COLUNISTA

Ana Carolina Pereira

  • Linkedin
  • Facebook

Colunista independente Ponto Pessoal. Graduada em Psicologia com especialização em Gestão de Pessoas. Formação em Coaching e Orientação e Planejamento de carreira. Pelo Instituto Franklin Covey, cursou “Os sete hábitos das pessoas altamente eficazes”. Atualmente está fazendo especialização em Marketing Pessoal com Adriano Tadeu Barbosa, através do Método Ponto Pessoal. Atua como especialista em RH e coaching de carreira visando à realização e satisfação profissional de seus clientes através de estratégias e planos de ação que impactem positivamente suas carreiras e tragam mais felicidade e equilíbrio em suas vidas. Possui know-how em recolocação profissional, empregabilidade, desenvolvimento de liderança e gerenciamento de carreiras.

Criado com Area de Membros WP