Blog, Empregabilidade

Como se preparar para processos de Trainee

Escrito por no dia 19/07/2013

Está aberta a temporada para inscrições em processos de Trainee em todo país. São ótimas oportunidades para os jovens talentos, com grandes salários e desafios profissionais. Mas é preciso conhecer muito bem o que se quer da carreira para conseguir obter sucesso nos processos que você se candidatar.

E tudo é questão de preparação!

Eu mesmo, comecei a pesquisar sobre Marketing Pessoal porque participava de grandes processos em 2006 e vi que existia alguma coisa que poderia fazer além de somente ter me preparado tecnicamente para aquele momento, pois estava no fim de uma faculdade, havia estudado muito o inglês, realizado cursos rápidos, adquirido experiências acadêmicas e profissionais. No meio de tantos outros candidatos, que também haviam se preparado, como eu iria me destacar?

Foi assim que comecei a estudar o Marketing Pessoal e me preparar ainda mais. Vi que alguns pontos eram necessários para que eu comunicasse o que tinha de melhor. Percebi que  tudo era observado em um processo seletivo, do começo ao fim, e que quanto mais eu me preocupasse com o meu comportamento, melhor sairia nas etapas presenciais. Em uma dinâmica de grupo, por exemplo, depois que participei da primeira, pude perceber o que era preciso para que eu pudesse mostrar quem realmente eu sou. E ainda mais, resolvi conversar com profissionais de RH para entender o que era esperado dos candidatos em uma dinâmica. As respostas foram ótimas, aprendi muita coisa, mas o que faltou mesmo foi ter participado de uma dinâmica e recebido o feedback logo depois, sobre o que eu poderia ter feito para me destacar ainda mais, foi ter percebido a dinâmica pelos olhos do recrutador e não somente pelos meus olhos.

“Buscamos atrair e desenvolver jovens talentos, para que possam concretizar suas próprias ambições e nos ajudar a realizar as da Danone”, explica Silvio Amorosino, diretor de Recursos Humanos da Danone. “Valorizamos autonomia e atitudes empreendedoras, necessário em um ambiente exigente e desafiador, proporcionado por uma empresa de crescimento acelerado, e isto traz grandes oportunidades de crescimento e desenvolvimento para as pessoas dentro da Danone”, completa o executivo sobre o perfil esperado.

E são as competências acima que a maioria dos programas busca nos candidatos, por isso observar o processo aos olhos da empresa, conhecer o mercado em que ela atua, conhecer seus diferenciais como pessoa, é o que dita as regras em um processo de seleção grande, como os processos de Trainee.

Estes processos envolvem várias etapas como inscrição, triagem dos currículos, testes online (inglês, resolução de cases e de perfil), dinâmicas de grupo, painéis e entrevistas finais com gestores da Empresa, em português e em inglês, na maioria dos casos. As fases presenciais provavelmente são nas cidades-sede de cada empresa e a remuneração sempre é compatível com o mercado, além de vários benefícios.

O candidato é treinado para assumir um cargo de liderança logo após o programa. Pode ser convidado a viajar pelas filiais da empresa, conhecer todos os departamentos e desenvolver projetos estratégicos, logo de cara.

Passar em um processo de Trainee e começar a carreira como tal, é um sonho para muitos profissionais, e um sonho fácil de ser alcançado, desde que se prepare para ele.

Por isso nós da Ponto Pessoal preparamos uma tarefa real em busca de mais preparação para os candidatos, para que eles possam aproveitar esta alta temporada de inscrições para programas de Trainee.

Aos olhos de recrutadores, vamos trazer dicas de processos seletivos, entrevistas de emprego e venda pessoal. Vamos também simular uma dinâmica de grupo e dizer o que foi observado, o que deveria ser destacado. E ainda simular uma entrevista em inglês, com perguntas que com certeza estarão presentes em um processo que exija o idioma.

Se você se inscreveu em um programa, irá se inscrever, ou ainda, pensa em se inscrever no próximo ano, prepare-se desde já!

pontopessoal_site_imagem_vc_emprego_novo_2

Corra atrás do seu sucesso  e comunique o seu melhor! Nós esperamos você e queremos lhe ajudar.

Caso queira saber mais sobre Processos Seletivos – Currículos e Entrevistas de Emprego, baixe gratuitamente nosso e-book https://www.pontopessoal.com.br/e-books

E saiba mais sobre os processos de Trainee abertos em sites especializados, como:

http://www.vidadetrainee.com

http://www.portaldotrainee.com.br

http://www.mytrainee.com

http://www.ciadetalentos.com.br

Sucesso!


SOBRE O COLUNISTA

  • Linkedin
  • Facebook

Fundador e CEO da Ponto Pessoal, primeiro portal, revista e escola digital do Brasil e Portugal especializados em Marketing Pessoal. Especialista em marketing Pessoal desde 2006, professor, palestrante internacional, carreira pautada em consultorias, aulas, supervisão de cursos e criação de conteúdos desde 2006, tendo criado e supervisionado cursos de marketing, empreendedorismo e mercado de luxo, pelo Centro Europeu e ISAE/FGV em Curitiba e Paris, capital francesa, onde se especializou em Mercado de Luxo no ISAE Brasil e ISC Paris. Hoje também é Embaixador da marca Exaixo e do Portal Topview do grupo RIC Record PR no sul do Brasil, onde apresenta seu programa semanal na TV TV. Currículo completo em www.adrianotadeubarbosa.com | Contato: adriano@pontopessoal.com.br

Criado com Area de Membros WP