Blog, Entrevistas

Como manter uma imagem correta nas redes sociais

Escrito por no dia 07/03/2014
A especialista em Facebook, Camila Porto.

A especialista em Facebook, Camila Porto.

A temporada de férias terminou para muitas pessoas depois do carnaval, porém algumas situações comprometedoras podem ter sido registradas e publicadas em redes sociais. A especialista em Facebook, Camila Porto, falou o que deve ser feito para manter uma imagem positiva na internet para que o mundo virtual não traga problemas para o mundo real.

Qual a importância de manter uma boa imagem nas redes sociais?
É cada vez mais importante. As redes sociais acabam sendo uma extensão da nossa personalidade no mundo “offline”. Muito de nossa vida é compartilhada nestes canais, por isso, fazer bom uso é fundamental. Nossos perfis dizem muito de quem somos e eles são cada vez mais consultados por aqueles que querem saber mais a nosso respeito.

O que fazer para ter um perfil positivo?
Saber distinguir que tipo de informação vale a pena compartilhar. Há informações públicas e privadas que fazem parte do nosso cotidiano. Compartilhar informações que reforcem nosso caráter e quem somos é uma prática que recomendo. Evitar postar informações muito pessoais é importante também. Temos que ter consciência que tudo o que postamos pode ser usado para o nosso bem ou mal. Por este motivo, tratar com seriedade esses canais e nossa imagem pessoal é crucial.

Durante as férias e o carnaval a pessoa pode ter sido marcada em fotos comprometedoras. O que fazer?
No Facebook, por exemplo, há várias configurações de privacidade que permitem moderar quando somos marcados. Mas, minha principal dica é: cuide do que você faz na vida privada. Como dito acima, saber diferenciar o que é público do que é privado é o que mais precisamos aprender. Mas, nem todos têm essa visão, por isso, conhecer os recursos que nos ajudam a proteger nossa imagem é possível e altamente recomendado.

Até que ponto um perfil em redes sociais pode atrapalhar a vida profissional?
Até o momento que o que é postado foge muito da personalidade “verdadeira” da pessoa. Muitos se esquecem de que aquilo que é postado se torna público e, em muitos casos, pode manchar a reputação.

Qual a principal dica para utilizar as redes sociais da melhor forma?
Seja você mesmo e aprenda a diferenciar informações públicas das privadas. Não é preciso compartilhar todos os passos da nossa vida nas redes sociais. Use esses canais para mostrar que você é uma pessoa que possui opinião e posicionamentos, mas evite falar aquilo que lhe vêm a cabeça. Nunca sabemos quem e como aquilo que compartilhamos será interpretado.


SOBRE O COLUNISTA

Avatar

Bacharel em Comunicação Social e MBA em Gestão da Comunicação Empresarial. Jornalista com mais de 10 anos de experiência, tendo passado por grandes veículos de circulação nacional. Hoje é o jornalista responsável pela Revista Digital Ponto Pessoal e assessoria de imprensa e comunicação institucional da agência Ponto Pessoal . Perfil LinkedIn http://www.linkedin.com/in/heversonbayer | jornalismo@pontopessoal.com.br

Criado com Area de Membros WP