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Como fazer seu negócio ser encontrado pelo Google

Escrito por no dia 29/10/2018

É fácil as pessoas encontrarem seu negócio ou serviço na internet? E no Google?

Digamos que eu precise do seu serviço ou produto e resolvo buscar no Google, eu vou encontrar você ou seu estabelecimento?

Uma coisa é certa, não entramos mais na internet, estamos o tempo todo conectados e com todas as possibilidades do mercado na palma da nossa mão. Seja conversando com pessoas, fazendo buscas, consumindo conteúdos, aprendendo coisas novas, o fato é que estamos online 24 horas por dia, 7 dias por semana e essa é uma ótima possibilidade para ser encontrado pelo seu cliente. E esse encontro deve ser organizado por nós, para que ele encontre o que queremos que ele encontre.

 

Das páginas amarelas para a Web

 

Nos tempos de nossos avós era preciso fazer pesquisa nas páginas amarelas da lista telefônica para encontrar, por exemplo, a farmácia, a clínica médica, a pizzaria… mas, atualmente, isso se tornou muito mais fácil. Hoje, quando temos uma necessidade buscamos no Google e com muito mais rapidez temos inúmeros resultados e possibilidades sem precisar chegar em casa para pesquisar nas páginas amarelas, pois fazemos isso com o celular que está a um click de distância e também a um click do seu concorrente.

Pensando nisso, o Google criou uma ferramenta para que você mostre seu negócio na internet e através dela você possa ser rapidamente encontrado por clientes, fazer mais negócios e consequentemente gerar mais sucesso para o seu empreendimento.
A ferramenta do Google se chama Google Meu Negócio.

 

E O MELHOR DE TUDO, ESSA FERRAMENTA É GRATUITA!

 

 

Vantagens de usar o Google Meu Negócio

• Marcar presença do seu negócio on-line; Ter controle sobre como os clientes veem sua empresa;
• Manter os clientes por perto com informações úteis como localização, horário de funcionamento, fotos de produtos;
• Atrair novos clientes; Transformar fotos em vendas;
• Compartilhar notícias, promoções ou ofertas mais recentes; Seu cliente sempre atualizado em tempo real;
• Ter um site gratuito em poucos minutos e simples de atualizar e gerenciar.

 

Imagine a cena: seu dia foi super corrido. Hoje é o aniversário da sua melhor amiga, vocês vão se encontrar num restaurante e você se comprometeu levar o bolo de aniversário. Você já está atrasado para o jantar e acabou de lembrar que não comprou o bolo. O que fazer?

Ana tem uma padaria e cadastrou seu negócio no Google Meu Negócio. Ana atualizou suas informações: endereço, telefone e inclusive o horário de funcionamento.

Você busca no Google por uma padaria e encontra a Padaria da Ana. Vê, através da ferramenta, que o estabelecimento está aberto, visualiza o número do telefone, já liga reservando um belo bolo e avisa que em poucos minutos está passando na padaria para pegar. Ufa!!!

Sua reputação, amizade e o aniversário da sua amiga estão a salvo. Graças a Ana, graças à sua atitude de conseguir contornar a situação, graças ao Google Meu Negócio.

 

Ficou interessado(a) na ferramenta? Então vamos ao que interessa.
Vamos explicar de forma bem simples como colocar seu negócio no Google.

O Google Meu Negócio serve para que donos de negócios, de estabelecimentos, prestadores de serviços ou empreendedores criem um perfil no Google para facilitar que seus produtos e serviços sejam encontrados por seus clientes na rede e funciona da seguinte forma:

  • Toda vez que o cliente ou pessoas interessadas buscam no Google por você, seu produto ou serviço que oferece estes serão encontrados através do seu perfil no Google Meu Negócio. Assim, você se destaca e garante que essa pessoa pode entrar em contato com você de forma mais rápida e que obtenha informações relevantes sobre o seu negócio.
    Com a ferramenta, você também consegue gerenciar sua presença tanto quando é buscado no Google como também no Maps, em uma busca por estabelecimento numa determinada cidade ou região.
    A partir do momento que você cria o perfil do seu negócio, você consegue atuar nessa plataforma e garantir que as pessoas que tenham interesse em você ou no serviço que você oferece, vejam todas as informações necessárias como: o que é o seu negócio, como funciona, como entrar em contato. Isso facilita muito na hora do cliente tomar uma decisão de compra.

 

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Por que é tão importante usar a ferramenta?

Porque estamos todos buscando informações loucamente e queremos respostas rápidas. São bilhões de pesquisas locais no mundo inteiro.
• 30% de todas as pesquisas feitas pelo celular estão relacionadas ao local ou região específica de algum negócio.
• 50% das buscas geram uma compra ou visita ao estabelecimento no mesmo dia.

 

Você vai ficar de fora dessa?

As pessoas têm pressa e tomam decisões em poucos minutos. Estão ao celular buscando saber se o local está aberto, buscam por fotos do local ou dos produtos e imediatamente traçam rotas, visitam o site, pedem chamada telefônica e isso gera venda, o tempo todo. Pois, o cliente encontra todas informações necessárias para tomar uma decisão.
Quando se fala em presença online, as pesquisas do Google mostram que os clientes estão duas vezes mais propensos a perceber o estabelecimento com mais credibilidade só de aparecer na busca, de estar na internet, 38% mais propensos a visitar o local e 29% mais propensos a fazer uma compra. São detalhes simples, mas que fazem toda diferença na percepção e sucesso do seu negócio.

 

O que você vai precisar

Primeiramente você não precisa ter CNPJ e a ferramenta não tem nenhum vínculo com alguma junta comercial.
Acesse www.google.com.br/meunegocio e use o email da sua conta no Google (gmail). Caso não queira usar o seu email pessoal, você pode criar um outro só pro seu negócio. É fácil, rápido e gratuito. Após acessar, é só clicar em Comece agora e seguir as etapas para criar o seu perfil. Obviamente você vai colocar o nome da sua empresa/negócio, em seguida onde você está, e essa etapa é muito importante e não pode ficar sem preencher, pois, é com base nessa informação que o Google vai entender quando mostrar ou não, o seu perfil durante as buscas.
Por exemplo, se alguém busca pizzaria no bairro tal, não faz sentido mostrar uma pizzaria que fica em outro bairro. Não se preocupe se não quiser que seu endereço seja mostrado, tem solução pra isso, e no caso de e-commerce o usuário será direcionado para o site. Só não esqueça que é obrigatório colocar o seu endereço pois é através dele que o Google vai validar que você é mesmo responsável pelo negócio.
Se você trabalha em casa e leva seu produto ou serviço até o cliente, obviamente não vai querer mostrar seu endereço. Então é só selecionar a opção presto serviço e entrego delivery e depois a opção ocultar endereço. Com isso, invés de aparecer sua localização, será mostrado a cidade e a região de cobertura ( aquele círculo azul que aparece no mapa de busca).
Você também vai precisar escolher entre as opções, a categoria do seu negócio, como loja de bolos, restaurante, consultorias, etc. e assim gerar relevância na hora de aparecer para as pessoas que buscam seu produto ou serviço.
Já na opção de contato, se não quiser colocar o número do telefone por algum motivo, pode deixar em branco, mas se colocar vai facilitar que o usuário chegue até você caso necessite de uma informação a mais ou marcar um horário, por exemplo.

 

Verificação – Você precisa confirmar o vínculo com o seu negócio

O Google vai gerar um código que será enviado para o seu endereço e chega em até 12 dias. Estando com esse código em mãos, volte a acessar sua conta e vá em confirmar local, insira o código e a partir desse momento você poderá usufruir de todas as funcionalidades da ferramenta e caso você mude de endereço será feito uma nova verificação.

 

 

Também é muito importante inserir as informações comerciais como horário de funcionamento, descrição do seu negócio dizendo exatamente o que você faz. No caso do horário de funcionamento, mesmo que você preste serviço, coloque horário pois assim o cliente vai saber quando entrar em contato.
Outro ponto importante são os atributos da sua empresa. Atributos são aquelas características que diferenciam o seu negócio. Exemplo, um café com wifi gratuito vai chamar atenção para usuários que precisam trabalhar ou fazer uma reunião com cliente online, ou seu local tem acesso para cadeirantes, se tem brinquedoteca para a criançada, se aceitam pets. Esse quesito não é obrigatório, mas vai fazer toda a diferença na hora da escolha entre você e seu concorrente.
Com o Google Meu Negócio, além de atrair e ter maior interação com o cliente, através da ferramenta você vai entender como as pessoas estão interagindo com o seu negócio. Você consegue mensurar o quanto as pessoas estão buscando por você e também poder fazer os ajustes necessários para o sucesso do seu empreendimento.

 

 

Você também pode postar informações ou fotos no seu perfil. As fotos geram 42% mais atração para seu produto ou serviço e você pode usar até mesmo as fotos que já estão nas suas redes sociais. Você também pode publicar promoções ou novidades do seu negócio.

 

 

No último mês de março, em comemoração ao mês da mulher, o Google criou o atributo “Administrado por mulheres” como forma de reconhecimento e incentivo às mulheres. Se você já usa a ferramenta e quiser marcar esse atributo é só entrar na sua conta e marcar a opção, a qual ficará em destaque no seu perfil.

 

O que dizem do seu negócio?

 

O que as pessoas comentam fazem toda diferença para o sucesso do seu negócio. Os comentários funcionam como prova social. Quando os comentários são positivos, ótimo, vá lá e agradeça. Mas se forem negativos, você não pode apagá-los. O compromisso do Google com o usuário, portanto, nesse caso, é mostrar as informações com a maior transparência possível. O que você pode fazer nestas situações é responder a esses comentários. Essa é a melhor forma de mostrar que você está presente e melhorar sua reputação. Continue engajando o cliente e certifique-se que não vai cometer o mesmo erro.

 

 

Site gratuito em um minuto? Sim, é possível!

Seu negócio não tem um site ainda? Então é só entrar na sua conta, clicar em criar site e em 1 minuto as informações inseridas no seu perfil são recolhidas e transformadas em um site funcional e com o domínio do seu negócio. Aparecerão alguns templates pra você escolher e depois é só clicar em publicar. Simples assim.

Estas e outras vantagem estão disponíveis a você a apenas um clique de distância. Quer se diferenciar, conquistar a fidelidade dos seus clientes, ter um meio das pessoas encontrarem você e seu negócio? O que você está esperando? Se você chegou até aqui, aproveite e inscreva-se agora no Google Meu Negócio.
Ah! E todas estas informações foram trazidas pelo próprio Google durante um eventos que nós participamos há pouco tempo, em São Paulo.

 

Saiba mais sobre a Embaixadora da Ponto Pessoal em Curitiba/PR, Neuzi Carreiro

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O QUE É MARKETING PESSOAL Para @neuzicarreiro , nossa especialista e embaixadora em Curitiba/PR, são 6 itens: . Como bases o propósito e o valor, pois nos guiam e fundamentam nossas atividades direcionadas com ações de #marketingpessoal , fortalecidas com a autovalorização, consistência e coerência, três pilares que dão forma a quem somos e ao que objetivamos na lembrança que as pessoas têm de nós por nossa autenticidade. Foco das nossas estratégias. . Já viu nossas outras definições? Cada um do nosso time tem trazido um significado sobre o que é o Marketing Pessoal em dias que saber se expor se torna mais estratégico para quem busca mais resultados e destaque nos mercados que escolhem atuar. . Continue a nos acompanhar e receba orientações para o seu marketing pessoal 👉🏻 links em nosso perfil 🥇 . Afinal, trabalhamos com pessoas bem-sucedidas que queriam se maximizar. Você é uma delas 😉 . Presença no 🇧🇷 e 🇵🇹 . #pontopessoal #personalbranding #consultoriadeimagem #brasil #portugal #coaching #autoconhecimento #estrategia #posicionamento #marketing #neuzicarreiro #curitiba

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Saiba mais sobre a Embaixadora da Ponto Pessoal em Fortaleza/CE, Mickaella Queiróz

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O QUE É MARKETING PESSOAL Para @mickaellaqueiroz , nossa especialista e embaixadora em Fortaleza/CE, são 6 tópicos que juntos formam as estratégias que queremos transmitir, sendo esta o primeiro dos tópicos. . Os outros são um propósito definido, para que possamos somar à uma comunicação significativa sobre o nosso #marketingpessoal , onde a personalização, experiências e o networking fazem toda a diferença. . Num mercado cada vez mais competitivo e onde mais do que ideias, são pessoas que determinam o diferencial, saber ser a pessoa certa na ocasião certa é o que vai fazer você alcançar o seu sucesso. . Teremos mais! Cada um do nosso time trará um significado sobre o que é o #marketingpessoal em dias que saber se expor se torna mais estratégico para quem busca mais resultados e destaque nos mercados que escolhem atuar. . Continue a nos acompanhar e receba orientações para o seu marketing pessoal 👉🏻 links em nosso perfil 🥇 . Afinal, trabalhamos com pessoas bem-sucedidas que queriam se maximizar. Você é uma delas 😉 . Presença no 🇧🇷 e 🇵🇹 . #pontopessoal #personalbranding #consultoriadeimagem #brasil #portugal #coaching #fortaleza #ceara #autoconhecimento #estrategia #posicionamento #marketing #mickaellaqueiroz

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Imagem destaques do texto: Google

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SOBRE O COLUNISTA

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Colunista independente Ponto Pessoal, Consultora de Imagem, Comportamento e Marketing Pessoal e membro da Association of Image Consultants Internacional. Atuante na área desde 2015, é especializada em Marketing Pessoal pelo Método Ponto Pessoal com Adriano Tadeu Barbosa e estudou Consultoria de Imagem e Comportamento em escolas renomadas nacional e internacionalmente como Senac-PR, Centro Europeu Curitiba, The Style Core by Carla Mathis, Ecole Supérieure de Relooking dentre outras. Está sempre buscando aprimoramento na área, participante ativa em seminários internacionais da associação e sempre em contato com as maiores referências na área aqui no Brasil, os quais foram seus mestres. Além da Consultoria também atua em palestras e workshops.

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