Blog, Entrevistas

A importância de cuidar bem da sua marca

Escrito por no dia 23/08/2013
Adriano T. Barbosa - Fundador da Ponto Pessoal e especialista em Marketing Pessoal.

Adriano T. Barbosa – Fundador da Ponto Pessoal e especialista em Marketing Pessoal.

Você sabe como criar uma marca de sucesso e que possua características que mostrem o seu diferencial? O entrevistado da semana é o fundador da Ponto Pessoal e especialista em Marketing Pessoal, Adriano T. Barbosa, e é exatamente sobre como criar essa marca forte e diferente que é a nossa conversa. O que muitos não sabem é que a marca profissional precisa ter um pouco da personalidade de cada um.

Qual a importância de uma marca forte?

É importante para você se diferenciar da concorrência. Você precisa descobrir qual o seu diferencial no mercado em que atua para que consiga construir um posicionamento de marca. Ter consciência do que você faz de diferente é o início para você ter destaque em comparação aos seus concorrentes. Isso faz com que as pessoas te enxerguem.

A marca deve seguir as características da nossa personalidade?

Cada pessoa deve ter uma marca que reflita traços de quem realmente é. O público que identifica o que você tem de potencial irá te seguir naturalmente. Uma marca que não mostra um pouco quem é o fundador e quais os princípios que ele segue, raramente permanece no mercado, pois é muito difícil sustentar algo que não seja real por muito tempo.

O que devemos evitar para não prejudicar nossa marca?

O excesso. Todos precisam encontrar um equilíbrio na vida profissional e pessoal. Nos meios virtuais e off-line. Tem que ser você em equilíbrio o tempo inteiro, sempre com consciência do que faz e expõe para os outros.

Nas redes sociais, por exemplo, um excesso seria uma série de fotos em baladas, festas e comemorações. Por mais que a pessoa trabalhe com isso, ela não está o tempo todo em festas, pois ela também curte a família, amigos, viagens, bons restaurantes, filmes, leituras, etc. O que todo mundo procura nas marcas é a humanização, tanto das empresas como das pessoas. Queremos ver o lado humano acima de tudo, o que fazemos no dia a dia e não só no trabalho.

Já possuo uma marca. Posso mudá-la?

Todas as marcas, antigas ou novas, se possuem algo que não está dando certo, podem se reposicionar no mercado, mas não devem esquecer do seu histórico. Toda marca tem movimentos já realizados e é necessário, ainda mais na nova fase, dar importância ao que aconteceu no passado, tanto para se direcionar quanto para buscar um diferencial. Quando construímos a Pirâmide da Marca Pessoal vamos olhar tudo o que já foi feito. Quanto mais, melhor. Até cursos e projetos que não possuem relação direta com sua marca ou mercado, mas servem para análise até chegar o topo da sua pirâmide. O segredo é buscar o diferencial e ele será validado pelo seu histórico.

Qual a melhor dica para alguém que busca construir uma marca?

Quanto mais rápido a pessoa tiver consciência do que ela quer expor, mais rápido ela irá se diferenciar no mercado. Mais rápido vai atingir os resultados que busca tanto na vida profissional e pessoal. Quando falamos de marca, não estamos falando só do lado empresarial, falamos dos relacionamentos pessoais, do ser humano.


SOBRE O COLUNISTA

Bacharel em Comunicação Social e MBA em Gestão da Comunicação Empresarial. Jornalista com mais de 10 anos de experiência, tendo passado por grandes veículos de circulação nacional. Hoje é o jornalista responsável pela Revista Digital Ponto Pessoal e assessoria de imprensa e comunicação institucional da agência Ponto Pessoal . Perfil LinkedIn http://www.linkedin.com/in/heversonbayer | jornalismo@pontopessoal.com.br

Criado com Area de Membros WP