Blog, LinkedIn, Tecnologia

O Orkut está no LinkedIn

Escrito por no dia 08/07/2014

Na última sexta-feira (04/jul/14), participei de uma entrevista para a Rádio Band News Curitiba (ouça a entrevista completa aqui), falando sobre o fim do Orkut, anunciado pelo Google na mesma semana e com data fim em 30 de setembro 2014.

Confesso que foi um tanto “estranho” relembrar daquela consagrada época em que receber um scrap ou testemunho era algo que esperava todos os dias. Encontrar alguém na rede, solicitar sua amizade virtual, conversar por horas e ao encontrar pessoalmente relembrar das conversas iniciadas pela então famosa rede Orkut, era comum aos que faziam parte do meio digital. Não eram muitos. Lembro que bem no começo de 2004, quando a rede começou a se propagar por aqui, somente convidados de quem já estava por lá podiam preencher seus perfis.

Buscávamos lugares e atividades diferenciadas para atualizar nossos álbuns, conversar e solicitar novas amizades com nossos amigos virtuais, se associar a comunidades que falavam muito de nós, afinal, amar nossos pais, nossas cidades, não gostar tanto de acordar cedo, sentir-se tão confiante, eram algumas das comunidades com mais adeptos. Você lembra das comunidades que faziam parte do seu perfil no Orkut? Bons tempos…

Mas, se até mesmo o criador desta rede, Orkut Büyükkokten, hoje faz algo diferente, porque nós também não fazemos?

Perfil Orkut no LinkedIn

O bom e velho Orkut – rede social, ficará para nosso saudosismo, como disse na entrevista do começo deste artigo.

Os scraps, testemunhos, comunidades e amigos, agora viraram atualizações, recomendações, grupos e contatos profissionais, respectivamente, no LinkedIn – a maior rede social voltado ao profissional.

É certo que não podemos compartilhar fotos, mas sim realizações. Para se conectar a pessoas, devemos ter motivos reais e profissionais, deixar recomendações é certificar de que conhecemos o trabalho realizado por aquela conexão.

Os relacionamentos e novos contatos se fazem, e muito bem, nos grupos e assuntos que compartilhamos. Novos negócios podem ser gerados a cada instante, dependendo exclusivamente do tempo dedicado a esta rede social, que ao contrário do Orkut, atinge o mundo todo e concentra somente no Brasil sua terceira maior população online.

Depende de nós termos consciência da segunda rede social mais visitada pelos brasileiros enquanto navegam pela internet, e do potencial que temos em nossas visitas, fazendo a interação da forma correta, gerando negócios até mesmo de forma mobile.

 

 Conheça nosso curso sobre Marketing Pessoal e Negócios no Linkedin na Escola Ponto Pessoal

Banner-Adriano-Tadeu-Barbosa-Teste-de-Estilo-960x280

 


SOBRE O COLUNISTA

  • Linkedin
  • Facebook

Fundador e CEO da Ponto Pessoal, primeiro portal, revista e escola digital do Brasil e Portugal especializados em Marketing Pessoal. Especialista em marketing Pessoal desde 2006, professor, palestrante internacional, carreira pautada em consultorias, aulas, supervisão de cursos e criação de conteúdos desde 2006, tendo criado e supervisionado cursos de marketing, empreendedorismo e mercado de luxo, pelo Centro Europeu e ISAE/FGV em Curitiba e Paris, capital francesa, onde se especializou em Mercado de Luxo no ISAE Brasil e ISC Paris. Hoje também é Embaixador da marca Exaixo e do Portal Topview do grupo RIC Record PR no sul do Brasil, onde apresenta seu programa semanal na TV TV.
Currículo completo em www.adrianotadeubarbosa.com | Contato: adriano@pontopessoal.com.br

Criado com Area de Membros WP